Como Prospectar Clientes no LinkedIn?

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Talvez buscar aprender como prospectar clientes no LinkedIn não seja sua 1ª tentativa para conseguir trabalhos como freelancer, PJ ou CLT aqui na internet…

De fato, a minha primeira opção (diferente do João que começou na Workana) foi partir para a rede social mais movimentada — o Instagram…eu pensava:

Tá bom, estudei, decidi que vou trabalhar escrevendo, e agora? Onde conseguir trabalho? Onde encontrar as pessoas que vão me contratar?”

Então, mudei para conta profissional e postava todos os dias, de manhã, à tarde e à noite, e, ao final de longos meses, conquistei alguns seguidores, “admiradores”, indicava livros e cursos, dava opinião em alguns textos que enviavam, mas trabalho que é bom…

Nesse sentido, até pensei em oferecer consultoria, só que não era o meu objetivo.

Onde eu estou errando? Todos usam o Instagram, ganham dinheiro na plataforma, fazem o “6 em 7” com facilidade e eu não consigo um cliente?

E quando parei para analisar, vi que estava na plataforma errada, meu público-alvo não estava lá e eu precisava ir para o lugar certo — o LinkedIn.

Ela pode não ser a maior rede social e nem a que tem mais alcance, porém é direcionada para negócios e se você quer mostrar seu trabalho, é quase uma obrigação ter uma página lá.

Organizei a minha, reestruturei e comecei a publicar os textos, inclusive você não fica restrito aos 2200 caracteres do Instagram, o que é uma ótima oportunidade para divulgar seus artigos.

O que é Prospecção e Como Prospectar Clientes no LinkedIn?

Descubra como Prospectar Clientes no LinkedIn

Pois bem, ,se você procurar o significado de prospectar na internet, vai encontrar “ser mais visível ou mais importante; sobressair, salientar-se” e é exatamente isso que precisamos e queremos. 

Mas como ir em busca do seu potencial cliente (ou prospect)? 

Prospecção ativa

É quando você vai em busca do cliente, mesmo quando ele não pediu esse contato, não conhece você e nem o que você faz, mas pode se interessar pelo seu serviço.

Também conhecido como Outbound Marketing, é o método mais tradicional de captação de clientes para buscar uma oportunidade de venda.

É uma questão delicada, deve ser feita com muito cuidado para que suas mensagens não sejam vistas como spam.

Em primeiro lugar, antes de iniciar, pense em você recebendo a ligação de alguma empresa oferecendo plano de saúde ou pedindo doação para entidade beneficente.

Nesse sentido, quem fala mais sobre como prospectar clientes no LinkedIn é o copywriter JP Dente, participante do 1º Papo de Copy do Seja Um Copywriter:

Prospecção passiva

Aqui é o cliente que vai até você e isso acontece quando você tem uma estratégia de conteúdo, com informações relevantes, e ele é atraído para o seu blog, site ou rede social.

Na área do Marketing, é chamada de Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, exatamente porque o seu conteúdo desperta interesse no possível cliente e você tem a oportunidade de aumentar a sua autoridade, entregar material relevante e criar um relacionamento antes de vender.

E-books, infográficos, planilhas, postagens nas redes sociais, artigos no blog/site e vídeos no YouTube são os melhores canais para mostrar o seu trabalho, se aproximar, interagir e criar uma comunicação personalizada.

Não preciso dizer que essa é a minha forma preferida de conquistar os clientes, não é mesmo?

E foi assim, publicando conteúdo no LinkedIn que os clientes foram chegando; inclusive a copy que fiz para obter a Certificação de Especialista em Copywriting está na plataforma, direcionada para o meu público-alvo (agências de Marketing) e mostrando quem eu sou e o que faço.

LinkedIn e suas características

LinkedIn para negócios

Criada em 2003, a plataforma é focada no campo profissional, visa conectar profissionais do mundo todo e é uma ótima forma de mostrar a sua história, suas experiências, conquistas no mercado de trabalho e se conectar com outras pessoas e empresas.

O título do LinkedIn é uma breve descrição das suas especialidades, aparece abaixo do nome do perfil, tem limite de 120 caracteres. Pois é…pouco espaço para apresentar seu cargo atual, área de atuação, local de trabalho, interesses e experiência. Então, use com sabedoria!

Existe o campo Resumo para você inserir uma rápida descrição profissional e também é possível adicionar seus certificados na plataforma.

Afinal, como Prospectar Clientes no LinkedIn?

Por fim, se você busca saber como prospectar clientes no LinkedIn, deve entender que seu posicionamento importa. As postagens no LinkedIn permitem fotos e vídeos e é uma boa “vitrine” para escrever sobre os assuntos que domina e mostrar sua autoridade sobre diversos temas. 

Assim como todas as redes sociais, lembre-se de:

  • ter uma boa foto no perfil;
  • ser constante;
  • fazer posts relevantes;
  • estabelecer conexões, interagir com as pessoas e fazer networking; e
  • usar palavras-chave e hashtags.

Tamanhos e formatos:

  • perfil – 300 x 300px;
  • capa – 1536 x 768px;
  • imagem no post – 1200 x 1200px;
  • posts com link – 1.200 x 627px;
  • limite de caracteres para o post – 3.000 caracteres;
  • limite de caracteres para artigos – até 125 mil!

Para incluir fotos no formato carrossel, salve como PDF e insira como Documento.

Espero ter ajudado você com essas informações e quando iniciar por lá, conecte-se comigo no LinkedIn.

Abaixo, segue a minha participação no quadro “Papo de Copy”:

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Informações sobre o Autor
Vera Pires
Vera Pires
Compartilho as minhas experiências, com erros e acertos. Dissemino conteúdo prático e simples com o objetivo de melhorar a sua escrita e ajudar você a entender sobre copywriting. Trabalho com produção de artigos, newsletter, e-mails, posts, revisão de textos, pesquisas e transcrição de áudios e vídeos. Aluna da Formação Seja Um Copywriter desde 10/01/2023.
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